II Seminário de Integração Acadêmica e II Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Vale do Rio Doce

A expansão da oferta de cursos superiores em nossa instituição exige da comunidade acadêmica o avanço da produção científica, bem como do aprimoramento dos mecanismos de divulgação daquilo que se produz. Nesse sentido, o câmpus IFMG/SJE está organizando o II Seminário de Integração Acadêmica (SIA) a se realizar entre os dias 19 e 23 de maio de 2014. O Seminário tem uma proposta interdisciplinar com a participação das quatro graduações do câmpus: tecnologia em Silvicultura, bacharelado em Agronomia, bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. Oportunamente, ocorrendo em paralelo ao II SIA, teremos também II Seminário de estudos e pesquisas em Educação Matemática do Vale do Rio Doce: Educação Matemática Inclusiva.  Nos dois eventos, os docentes, alunos e convidados terão a oportunidade de expor suas respectivas produções para comunidade acadêmica, por meio de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Ambos os eventos tem como propósito tornarem-se momentos de aprendizado e incentivo à produção científica no câmpus São João Evangelista.

O avanço na oferta de cursos superiores de nossa instituição exige também a expansão de mecanismos de divulgação daquilo que se produz. Nesse sentido o II Seminário de estudos e pesquisas em Educação Matemática do Vale do Rio Doce e o II Seminário de Integração Acadêmica do IFMG câmpus São João Evangelista tem como propósito consolidar um espaço de difusão da produção acadêmica da Instituição e de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições iniciados com suas primeiras edições nos anos de 2011 e 2013, respectivamente. Para garantir a interdisciplinaridade os coordenadores de todos os cursos fazem parte da comissão organizadora, que também conta com servidores técnico-administrativos, bem como de auxílio de discentes.

OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO

Objetivo Geral

• Promover a integração da produção e divulgação acadêmica dos cursos de graduação do câmpus São João Evangelista.

• Divulgar a produção acadêmica dos docentes e discentes da Instituição;

• Promover intercâmbio entre os acadêmicos do câmpus com outras instituições de pesquisa;

• Estimular a participação de discentes e docentes em programas de iniciação científica;

• Consolidar a realização de eventos técnico-científicos junto a comunidade acadêmica local;

• Possibilitar acesso da comunidade acadêmica às discussões atuais das diferentes áreas do conhecimento.

Público alvo

O público alvo para participar do SIA é bem diversificado, pois se pretende estabelecer atividades diversas com objetivos para ensino, pesquisa e extensão. Para isto, convidamos estudantes e docentes dos Cursos Superiores de Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado do câmpus São João Evangelista e de outras instituições de ensino superior.