SIA - Seminário de Integração Acadêmica do IFMG - Campus São João Evangelista

Confira o que aconteceu no V SIA

logo sia

Aconteceu entre os dias 05 e 09 de Junho de 2017, a quinta edição do Seminário de Integração Acadêmica do IFMG-SJE, evento que reuniu discentes, docentes, Empresas Juniores, servidores e professores de diferentes instituições de ensino. O evento contou com a presença de 363 inscritos, que tiveram a oportunidade de participar de 8 palestras e 36 minicursos. Os cursos foram ofertados por professores e profissionais de 14 diferentes instituições: UFMG, UFV, UFVJM, IFMG-SJE, IFMG-GV, Cefet-Timóteo, Cefet-Curvelo, UFSJ, EE Pedro II, Palavra Viva, SENAR, Fácil Sistemas, Eagle e Sebrae.

A palestra de abertura do evento intitulada “Ciência, Tecnologia e os desafios na formação do pesquisador”, foi proferida pelo Prof. Dr. Fábio Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após a palestra, todos os presentes assistiram a apresentação da peça teatral do grupo Palavra Viva: “22 anos de travessia mostra de montagens, cenas curtas e interpretação de textos diversificados”. O grupo de Belo Horizonte veio para abrilhantar o evento que passou a integrar atividades acadêmicas e culturais nesta edição.

Este evento permitiu a interdisciplinaridade entre os cursos de graduação disponíveis no IFMG-SJE: Agronomia, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática, uma vez que os estudantes puderam escolher livremente dentre todas as atividades oferecidas quais gostariam de participar. Sendo assim, das 1700 vagas ofertadas para minicursos e palestras, 1404 foram preenchidas (84%), o que proporcionou uma média de quatro atividades realizadas por cada inscrito no evento.

A importância do evento para comunidade acadêmica é muito grande, uma vez que a participação em eventos científicos fora do campus é cada vez difícil devido aos problemas que o contingenciamento de recursos dos institutos federais traz a rotina de nossos estudantes. Assim, durante toda a semana os estudantes apresentaram trabalhos e participaram de atividades acadêmicas, aproveitando o momento para desenvolver interesse pela produção cientifica e aprimorar seus onhecimentos.

Confira as fotos do V SIA.